8. Dominância


8.       Dominância

É importante saber que o seu filhote, assim como uma criança, precisa ser educado, para que possa crescer com boa educação.
Evite pegá-lo por muito tempo no colo. Se ele acostumar você estará com sérios problemas.
Se ele não ficará dentro de casa, acostume-o no seu local definitivo, mesmo que ele chore um pouco.
Não há uma fórmula secreta para que ele faça suas necessidades fisiológicas em lugares determinados. O ideal é colocar jornal e repreendê-lo sempre que ele faça cocô ou xixi nos locais errados. No entanto, é importante que você o repreenda no momento do ato, pois se o fizer depois, ele não saberá o motivo da bronca.
Acostume o filhote desde cedo a não pular em você. Quando ele fizer isso, coloque o joelho à frente e não brinque mais com ele. Quando ele não pular, elogie-o para que ele perceba que aquilo é o correto.
O Dobermann é um cão extremamente dominante. Desde pequeno não permita que ele rosne pra você. Toda vez que ele fizer isso, coloque-o preso no canil e não brinque com ele por algumas horas. Se fizer isso, ele vai perceber que essa conduta (rosnar) é altamente reprovável. Se ele rosnar e não tiver punição, ele vai crescer acostumado a isso e rosnará sempre que quiser algo. Como adulto, será mais difícil você tentar corrigir essa conduta reprovável.
Sempre que colocar comida pra ele, mexa na comida dele para que ele se acostume a isso. Se rosnar, tire a comida e pule uma refeição. Certamente ele vai perceber que toda vez que rosnar pra você ele fica com fome.


Ao contrário, se ele rosnar ou latir para estranhos, não o repreenda. Afinal, esse ato de rosnar ou latir é típico da função de guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário