6. Dirofilariose Canina (verme do coração)

6.       Dirofilariose Canina (verme do coração)

É uma doença fatal causada pela Dirofilaria immitis, um parasita que se aloja no coração e artérias pulmonares dos cães picados por mosquitos transmissores. A maioria dos cães infectados não apresenta sintomas até que a doença alcance um estágio avançado, facilitando a transmissão para outros animais e para o homem.
O parasita é incapaz de completar seu ciclo de vida no homem, porém freqüentemente se aloja nos pulmões, onde fica encapsulado. Através dos meios clínicos e laboratoriais não consegue diferenciar o parasita encapsulado de uma neoplasia, o que leva o paciente a cirurgias delicadas e traumáticas.
A transmissão desse parasita ocorre através de mosquitos transmissores como Aedes, Culex. O mosquito torna-se infectado quando pica um animal infectado e ingere microfilárias do parasita. Após duas semanas no mosquito, as larvas da Dirofilaria immitis estão amadurecidas e são transmitidas para outros cães. Os vermes chegam à artéria pulmonar e ao ventrículo direito do coração, 2 a 4 meses após o animal ter sido picado pelo mosquito contaminado, provocando problemas cardíacos que podem ser fatais, pois os vermes adultos medem 15 a 30cm.
Sinais clínicos: tosse crônica, apatia, falta de resistência a exercícios, cansaço e perda de peso, mas não se deve esquecer que a maioria dos cães não apresenta sintomatologia clínica.


Esses mosquitos são comuns no litoral, portanto recomenda-se antes de ir para a praia com o cão, administrar o medicamento e a dose correta indicados pelo veterinário. Esses medicamentos contra o verme do coração são eficazes somente por um mês. E deve-se administrá-lo antes de ir para a praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário